Pernambuco supera marca de um milhão de vacinados com a 1ª dose

 


Pernambuco já conseguiu imunizar mais de 1 milhão de pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foram exatamente 1.029.180 pernambucanos que já iniciaram o esquema vacinal. Entre eles, 714.671 idosos a partir dos 65 anos. Isso significa 81,5% dessa população, formada por 876.428 pessoas. Além disso, foram 297.896 segundas doses, totalizando 1.327.076 imunizações.

Em pronunciamento nesta sexta-feira (09.04), o governador Paulo Câmara destacou a importância da continuidade da imunização para garantir o controle da pandemia. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os reflexos da imunização nos idosos e trabalhadores da saúde já podem ser sentidos na diminuição dos índices de internação desses dois grupos”, argumentou Paulo Câmara.

“Hoje, alcançamos a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a 1ª dose, com um quantitativo importante de idosos que já iniciaram a proteção. E só não estamos avançando ainda mais porque o Brasil, infelizmente, ainda vive uma escassez de imunizantes”, frisa o secretário Estadual de Saúde, André Longo. O gestor reforça que, havendo disponibilidade do insumo em larga escala, os municípios pernambucanos têm capacidade e expertise para vacinar mais pessoas em pouco tempo. Prova disso é que em 2020, na campanha de vacinação contra a influenza, foram imunizadas mais de 1,4 milhão de pessoas em apenas um mês.

Nesta sexta-feira (09/04), o Programa Estadual de Imunização já distribuiu para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde a nova remessa de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) na última quinta (08/04). No início da tarde desta sexta, todas as Gerências Regionais de Saúde já haviam recebido esse novo lote. A operação de logística, que durou nove horas, teve início às 5h e terminou por volta das 14h. Nesta 12ª distribuição, foram utilizados os modais de transporte aéreo (para Serra Talhada) e terrestre, o que permitiu que todas as GERES tenham disponíveis os imunizantes no mesmo dia.

Ao todo, foram 187.400 doses, sendo 102 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz e 85.400 da Coronavac/Butantan. Com isso, é possível avançar na aplicação da primeira dose nos idosos entre 65 e 69 anos e dos trabalhadores das forças de segurança e salvamento, além da segunda dose de idosos de 70 a 74 anos e a partir dos 85.

Até o momento, estão sendo vacinados idosos a partir dos 65 anos, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, povos e comunidades quilombolas tradicionais e trabalhadores das forças de segurança e salvamento. Com a nova remessa, sobe para 1.639.960 doses da Coronavac/Butantan e 380.970 da Astrazeneca/Fiocruz recebidas por Pernambuco, totalizando 2.020.930 de unidades dos imunizantes.

Nenhum comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Blog Click Nabuco.
A responsabilidade é do autor da mensagem.