Previsão de moagem da Usina Pumaty é para a primeira semana de setembro, diz AGROCAN
O assentamento Governador Miguel Arraes, em Catende, na Mata Sul do estado, recebeu a doação de duas máquinas agrícolas, a serem usadas no plantio de cana-de-açúcar por parte dos trabalhadores rurais assentados. O objetivo é impulsionar a produtividade das terras cultiváveis, cuja produção será adquirida pela usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, que está com moagem prevista para o começo de setembro.
A medida foi um esforço conjunto entre a AGROCAN (Cooperativa do Agronegócio da Cana-de-açúcar), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Mata Sul) e a prefeitura municipal de Catende. Os tratores foram comprados em 2017 e estavam na sede do INCRA, mas foram liberados a partir de licitação da prefeitura de Catende.
Segundo Givanildo Marques, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Mata Sul), a aquisição, por meio de doação, das duas máquinas agrícolas, foi feita dentro dos limites estabelecidos pela legislação federal, que determina a solicitação de uma prefeitura para o recebimento dos equipamentos:
- “A lei diz que qualquer equipamento que seja comprado com recurso federal do Instituto de Reforma Agrária tem que ter concessão realizada através das prefeituras. Palmares e Água Preta já haviam recebido suas máquinas, mas a única cidade que recebeu dois tratores, inclusive com grade, tratores de boa qualidade, foi a prefeitura de Catende, com esse ofício que fizemos de forma conjunta”, disse.
A CTB prevê o cultivo de 200 a 250 mil toneladas no próximo ano. Este ano, a previsão é de plantio em 500 hectares de terra, cuja produção deve ser recebida pela usina Pumaty, administrada pela Agrocan
AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
Para Gerson Carneiro Leão, presidente da AGROCAN, a chegada dos dois tratores agrícolas terá grande repercussão na produtividade do campo, o que se refletirá, segundo ele, no aumento da produção de açúcar este ano e, principalmente, na próxima moagem:
- “Quando nós reabrimos a usina (Pumaty), em 2014, eles nos forneceram 20 mil toneladas de cana. No ano passado, eles moeram conosco 140 mil toneladas, mas a previsão para este ano é de 180 mil toneladas. Com esses tratores, eles terão condições de chegar ao topo de 400 mil, que eles já produziram no passado, quando a antiga usina Catende estava funcionando”, explicou.
Ainda segundo o superintendente da Agrocan, o aumento na produtividade do assentamento poderá permitir uma elevação considerável no desempenho industrial, aumentando sua capacidade de moagem para produzir também o etanol.
Dependendo das condições climáticas, com a força da precipitação das chuvas, a previsão da AGROCAN é de iniciar a moagem 2019-2020 no dia 04 de setembro.
Nenhum comentário
Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Blog Click Nabuco.
A responsabilidade é do autor da mensagem.